Executivo
Presidência
Ministério Público
Ministério a Comunicação
Ministério da Cultura
Ministério da Educação
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério do Trabalho
Ministério do Transporte
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Receita Federal
Legislativo
Senado
Câmara dos Senadores
Judiciário
Justiça Federal
Supremo Tribunal Federal
Supremo Tribunal de Justiça
Tribunal Superior do Trabalho
3° Poder
Maçonaria
Ordens Honoríficas
UNICEF
UNESCO

ONU
Simbolos e Bandeiras
Galeria de Fotos
Selo Elo Social
depoimentos
Apoios e Parocínios
Doações
Sugestões
Twitter
poder
super
convenio
comendas
cursos
trofeu
fale
comu
you
Executivo

Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Receita Federal
Receita Federal
Receita Federal Receita Federal Receita Federal

 
Em Direção ao Sucesso
 
 

Pode-se comparar a conquista de oportunidades profissionais e o trilhar de uma carreira de sucesso ao trabalho de um maratonista, que se prepara com afinco, determinação e disciplina a cada novo desafio. Alcançar um lugar ao  pódio ou até mesmo apenas finalizar a prova exige muita preparação, da mesma forma que candidatos preparam-se para o primeiro emprego, uma promoção ou uma nova possibilidade.

 A preparação - Para a corrida, a preparação deve começar meses antes, com a realização de exercícios físicos para fortalecer os músculos, visando ao desempenho adequado. Na preparação profissional as coisas também funcionam de forma semelhante, pois é necessário desenvolver as competências ao longo do tempo para que o desempenho profissional esteja sempre adequado aos desafios apresentados. Deixar para a última hora nunca será a melhor alternativa. Quanto mais aquecidos estivermos em relação a nossos talentos, mais fácil será vencer o percurso em direção às conquistas na carreira. Portanto, quanto mais cedo começarmos, mais rapidamente os resultados aparecerão.

Nesta etapa, o apoio familiar é indispensável. É fundamental poder contar com a torcida fiel dos familiares. Saber que se pode obter esse apoio em todos os momentos, desde a preparação, no desenrolar da corrida e principalmente na acolhida da chegada, já é uma dose a mais de energia para o melhor desempenho. Em relação ao campo profissional nem se fala, poder ter a base familiar como suporte para que se possa arriscar a correr em busca de um lugar de destaque nos torna verdadeiramente destemido.

Vontade é outro combustível que não pode faltar. É a vontade que nos faz dar o primeiro passo e manter a marcha em ritmo de conquista. Sem vontade nada acontece, simplesmente nada!!

Durante a prova - Em relação ao clima que permeia os processos, podemos afirmar que existe a temperatura ambiente e a temperatura emocional. Na corrida por uma oportunidade profissional, por vezes, a temperatura é alta, sem refresco, fazendo todos se desgastarem bastante.

Para isto é importante manter bons pensamentos. São os bons pensamentos que fazem encarar o desafio com bom-humor e com muita energia. Muitas vezes, são os  pensamentos de entusiasmo, de uma realidade favorável que levam os atletas à vitória. Acreditamos que, na trajetória profissional, desenvolver essa competência para entendermos a vida como uma oferta de possibilidades é um desafio. Parafraseando Jostein Gaarder, em seu livro, Através do Espelho (Ed. Companhia das Letras), a gente quando nasce, recebe o mundo de presente!! Cabe a nós sabermos usar esse presente. Se soubermos desenvolver uma visão esperançosa de crença nas oportunidades de aprendizado e aprimoramento pessoal que nos são oferecidas diariamente, a vida será sempre bela!

A espera por algo que se deseja realizar é sempre permeada por momentos de ansiedade, e esse é o momento em que temos que exercitar nossa competência emocional para aprendermos a ler os sinais dos tempos, os sinais que estão em toda parte. Não resolve querermos apressar a realidade, não adianta. Podemos nos preparar para enfrentá-la da melhor forma possível, mas os desafios sempre se apresentarão no seu devido tempo.

Aqui vale lembrar a importância de nos habilitarmos para irmos sempre além na etapa de preparação. Prepare-se mais que o necessário! Tenha uma reserva de energia, de recurso, assim, quando os imprevistos surgirem, será possível absorvê-los sem sobressaltos. Do mesmo jeito, a carreira profissional apresenta seus altos e baixos. Nem sempre os cenários favoráveis se concretizam. É necessário buscar provisão para as realidades adversas. É preciso desenvolver habilidade e competência para realizar a empreitada em direção ao sucesso profissional, tanto quando os ventos forem favoráveis e o terreno plano, quanto em terrenos acidentados e escorregadios, sem ventos e até à beira de verdadeiros abismos.

 A chegada - Cruzar a linha de chegada é uma visão que se repete na cabeça da gente várias vezes. Cada um tem seu ritual para marcar esse momento e cada um fica  tentando imaginar como será quando chegar a sua vez. Alcançar um objetivo traçado já é por si só gratificante, mais ainda quando esse objetivo se constitui num desafio, num esforço de superação. A conquista de uma meta, a chegada ao final de uma corrida em direção ao sucesso provoca na gente um verdadeiro frisson, é uma emoção muito forte quando percebemos que nossos esforços não foram em vão e que aquilo que um dia foi sonho, num determinado momento se torna realidade bem diante de nossos olhos e bem debaixo de nossos pés.

Subir no pódio é uma etapa a mais no desafio. Para quem ainda está começando a se preparar, essa expectativa deve ficar mais para frente, uma conseqüência da dedicação aos treinos e uma dose de concentração nos objetivos.

A preparação, o incentivo da torcida, o apoio, o entusiasmo, o desejo de superação, a persistência, a crença de que é possível, a mentalização favorável, a troca de energia positiva com as demais pessoas e o respeito aos demais competidores são ingredientes que impulsionam em direção à chegada, para que, ao cruzar a linha final, se faça isso de cabeça erguida e com muito orgulho desse feito.

Ao conquistar um degrau no pódio, no momento seguinte, quem de nós já não se pergunta: para quando e onde será o próximo desafio?!!

Fonte de pesquisa: Janete Teixeira Dias

 

Formulário de Inscrição
coluna Nome   coluna
E-mail  
 
Município Estado
Telefone  
 
Observação  
 

Regulamento:


De acordo com o Regimento Interno da CESB – Confederação do Elo Social Brasil devidamente normatizado através de termo próprio no programa de Socialização e Profissionalização a confirmação de datas para realização dos cursos estão sujeitas ao numero mínimo de participantes no local pretendido.

 
   
Movimento Passando o Brasil a Limpo Ouvidoria