Executivo
Presidência
Ministério Público
Ministério a Comunicação
Ministério da Cultura
Ministério da Educação
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério do Trabalho
Ministério do Transporte
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Receita Federal
Legislativo
Senado
Câmara dos Senadores
Judiciário
Justiça Federal
Supremo Tribunal Federal
Supremo Tribunal de Justiça
Tribunal Superior do Trabalho
3° Poder
Maçonaria
Ordens Honoríficas
UNICEF
UNESCO

ONU
Simbolos e Bandeiras
Galeria de Fotos
Selo Elo Social
depoimentos
Apoios e Parocínios
Doações
Sugestões
Twitter
poder
super
convenio
comendas
cursos
trofeu
fale
comu
you
Executivo

Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Receita Federal
Receita Federal
Receita Federal Receita Federal Receita Federal

 
O Poder da Comunicação
 
 

A comunicação é um fator muito importante para a alta performance, pois é através dela que ocorrem todos os processos de relacionamento, e sem o qual não seria possível a realização de grandes resultados.

“A palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve”

Essa é uma frase de Michel Montaigne, que exemplifica muito bem a importância de cuidarmos muito bem da nossa comunicação, pois por melhor que ela seja, dependerá sempre em parte do entendimento de que a escuta. Por isso é essencial que busquemos sempre averiguar se a pessoa a quem comunicamos algo, realmente entendeu a mensagem da forma e no contexto em que pretendíamos transmitir.

Costumo dizer que a comunicação existe sempre entre dois pontos ( O emissor e o receptor ), mas que o grande problema é quando surgem interferências entre esses dois pontos. O que é bastante comum.

Classifico essas interferências em cinco tipos principais: Dispersão, Linguagem, Meio de Comunicação, Entonação e Postura Corporal.

  • Dispersão: O Receptor pode estar disperso, e não presta atenção ao que você transmite. Isso entre outros motivos pode ocorrer por falta de interesse.
  • Linguagem: Muito comum esse tipo de falha na transmissão, o exemplo mais simples de citar é quando alguém usa uma linguagem muito técnica para explicar algo a um leigo nesse tipo de linguagem (ex: advogados, Técnicos de informática, etc.)
  • Meio de comunicação: As pessoas se relacionam com o ambiente através de seus sentidos, por isso temos pessoas mais visuais, outras mais auditivas, etc. Sendo assim algumas tem mais facilidade para assimilar aquilo quem vêem, enquanto outras assimilam melhor aquilo que ouvem, assim como outras assimilam melhor fazendo, enfim, o meio que você vai usar para transmitir a informação também é muito importante.
  • Entonação: Muitas vezes a entonação dada a alguma palavra na frase pode mudar o que está subentendido para o receptor. Ele pode até mesmo pensar que você esta sendo irônico ou falso de acordo com sua entonação.
  • Postura corporal: Como já disseram inúmeras vezes, “O corpo fala”, você pode estar dando uma boa noticia, porém sua expressão facial diz o contrário. Um corpo curvado e cansado não passa uma informação visual de motivação, portanto, se a mensagem for essa, com certeza a dúvida ficará na mente do receptor.

Portanto para que sua comunicação funcione com eficiência, e o ajude no caminho da alta performance é importante que você confirme se a informação chegou ao receptor e foi entendida de forma correta, principalmente se entre você e o receptor final existir outras pessoas, e nesse caso o risco da informação virar um verdadeiro “telefone sem fio”, e ser totalmente distorcida é enorme.

Não esqueça nunca: A palavra é metade de quem a pronuncia e metade de quem a ouve.

Fonte de pesquisa: O gerente

 

Formulário de Inscrição
coluna Nome   coluna
E-mail  
 
Município Estado
Telefone  
 
Observação  
 

Regulamento:


De acordo com o Regimento Interno da CESB – Confederação do Elo Social Brasil devidamente normatizado através de termo próprio no programa de Socialização e Profissionalização a confirmação de datas para realização dos cursos estão sujeitas ao numero mínimo de participantes no local pretendido.

 
   
Movimento Passando o Brasil a Limpo Ouvidoria