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O Poder da Influência
 
 

Eis ai, uma competência que não depende, nem de idade, nem cargo nem de visibilidade.

Depende do impacto que você causa ao seu redor, a influencia é uma ação que uma pessoa ou coisa exerce sobre outra, quer seja animando, entusiasmando. A influencia também esta atrelada a prestigio, e credito.

 Esta atrelada nos dias de hoje, a comunicação é a coisa mais fácil e simples que existe. Você pode falar com uma pessoa que está do outro lado do mundo, ao vivo e a cores. O rádio, a TV, a Internet, os Celulares, Telefones e etc. Uma imensa variedade, os meios de comunicação.

E indiscutível que a mídia hoje exerce sobre as pessoas uma influência enorme. Um exemplo, pra descontrair toda e qualquer novela exibida em horário nobre os vestuários utilizados são imediatamente adotados pela população e a moda tende a perdurar enquanto estiver em exibição tal novela.

Saindo um pouco desse meio tão grande, o televisivo, quais são as influências que você sofre no seu dia-a-dia? Talvez dos seus amigos ou amigas quando falam sobre tênis, roupas, músicas, moda, filmes e etc. E você se sente meio que forçado a atender aos pedidos apelativos porém indiretos ou ‘inocentes’ de seguir a tendência da vez e ter tudo/saber de tudo?

É nítido para nós como o jornalismo tem sido banalizado no século xx. Sem dúvida que a questão ética tem sido exercida de acordo com a ideologia de cada veículo de informação, tornando-se sempre um assunto em pauta na mídia. No entanto, os profissionais que atuam nessa área sabem que a chamada "liberdade" ainda é algo distante da realidade.

A imparcialidade e a ética não estão conseguindo dialogar no jornalismo. No Brasil e no mundo, o monopólio tem prevalecido nas redações. O ponto de vista de cada um dos veículos está implícito nas matérias divulgadas diariamente. O mais triste é que como a maior parte da população Brasileira é desprovida de uma educação que possibilite questionar os fatos, simplesmente engolem o que é posto na mesa.

É polêmico abordar esse assunto, mas os leitores devem ser alertados quanto ao que se passa nas redações. Fazemos parte da "Era da Informação" determinada pelas relações de produção, experiência e poder.

"A informação deve poder circular. A sociedade da informação só pode existir sob a condição de troca sem barreiras. Ela é por definição incompatível com o embargo ou com a prática do segredo, com as desigualdades de acesso á informação e sua transformação em mercadoria", Armand e Michèle Mattelart. História das teorias da comunicação.

A necessidade de exclusividade e imediatismo das informações tem gerado em vários veículos, mas principalmente na internet notícias sem apuração. A pressão para se ter um furo de reportagem é tão grande que muitas vezes os danos podem ser irreversíveis.

 

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