Executivo
Presidência
Ministério Público
Ministério a Comunicação
Ministério da Cultura
Ministério da Educação
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério do Trabalho
Ministério do Transporte
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Receita Federal
Legislativo
Senado
Câmara dos Senadores
Judiciário
Justiça Federal
Supremo Tribunal Federal
Supremo Tribunal de Justiça
Tribunal Superior do Trabalho
3° Poder
Maçonaria
Ordens Honoríficas
UNICEF
UNESCO

ONU
Simbolos e Bandeiras
Galeria de Fotos
Selo Elo Social
depoimentos
Apoios e Parocínios
Doações
Sugestões
Twitter
quinto
superinterdencia
convenios
comendas
cursos
trofeu
fale
comunidade
youtube
Executivo

Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Ministério do Turismo
Ministério do Exército
Ministério da Marinha
Ministério da Aeronâutica
Polícia Federal
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério Público
Ministério da Justiça
Ministério da Saúde
Ministério Público
Ministério Público
Receita Federal
Receita Federal
Receita Federal Receita Federal Receita Federal

topo_projeto
DTRS - Descobrindo Taletos e Realizando Sonhos

Objetivo

Tem por objetivo, atuar em comunidades consideradas carentes e portadoras de altos índices de criminalidade de forma a proporcionar aos menores com tempos ociosos, a oportunidade de iniciação profissional com transferência de conhecimentos vivenciais, profissionais, musicais, culturais, artísticos e esportivos, estimulando a auto-estima e a socialização, facilitando assim, o ingresso no mercado de trabalho.

É de conhecimento nacional ,que a criminalidade tem sua origem nos redutos considerados com menor poder aquisitivo, sendo certo que o motivo é quase que sempre o mesmo, ou seja, a desestruturação familiar, e assim, entende a CESB – Confederação do Elo Social Brasil - que o caso deva ser tratado da mesma forma que se tratam as epidemias, com vacinação, prevenção e evitando a sua proliferação.

Através da rede estudantil o governo atua na difícil tarefa de auxiliar na educação, porque a CESB entende ser obrigação governamental apenas a de escolarizar e não de educar, pois esta obrigatoriamente deve ser dada pelos familiares.

Uma das maiores dificuldades, no entanto, é implantar dentro de uma comunidade com alto índice de criminalidade, um programa especificamente voltado a combater a proliferação de práticas criminosas, mesmo porque estes redutos são controlados por facções que de forma ostensiva impedem a implantação da cultura que venham a por em risco sua soberania.

O que falta para estes menores, são referencias melhores de sucesso e por este motivo, acabam incorporando os exemplos locais que infelizmente vem de criminosos consagrados, já que são respeitados, têm as mulheres mais bonitas, os carros mais caros, as melhores casas, e, assim, acabam indiretamente transmitindo uma falsa sensação que o crime compensa.

Quem poderia fazer um bom trabalho para evitar este endeusamento dos criminosos seriam os familiares, mas estes, de forma indireta, transferem esta responsabilidade aos professores, que a nosso ver, conforme já salientamos, não têm a obrigação de educar, e sim, de escolarizar.

Através do presente projeto e de forma inovadora, a CESB, em parceria com instituições sociais localizadas em redutos considerados com alto índice de criminalidade, selecionam menores de 15 a 17, que serão recolhidos uma vez por semana para participar de um dia inteiro de atividades, sendo as mesmas distribuídas em 04:00 horas de esporte, 04:00 horas de cursos profissionalizantes ou musicais, e 04:00 horas de cursos vivenciais.

A instituição fornece toda alimentação necessária, e ainda se encarrega de buscar e levar os menores novamente para suas residências após a conclusão das atividades, sendo certo que as mesmas ocorrerão apenas um dia por semana num total de 4 (quatro) dias por mês.

A iniciativa da CESB através do projeto denominado “Descobrindo Talentos e Realizando Sonhos”, é de combater a criminalidade e não criminoso, combater a criminalidade com inteligência e não o criminoso com outra violência, pois recolhendo semanalmente os menores e os envolvendo em outro local com praticas esportivas, vivenciais e profissionalizantes, estará pulverizando na comunidade, menores com outra mentalidade que funcionarão como um “ante vírus” contra os criminosos.  

O mesmo projeto poderá ser implantado em instituições que atuem na ressocialização de menores infratores ou internados.

Nesta hipótese, não recolherá os menores, mas implantará os cursos de forma itinerante dentro das unidades.

O programa foi desenvolvido para não gerar qualquer custo para os participantes nem para os cofres púbicos, devendo ser implantado sempre através de parceria com a iniciativa privada, Institutos, associações de moradores e fundações.

O programa também poderá ser implantado com a carga horária reduzida para meio período, a fim de favorecer os menores que estejam regularmente matriculados na rede de ensino.

Saiba mais sobre o programa acessando o link abaixo e conhecendo o projeto na integra.

 
 
Movimento Passando o Brasil a Limpo Ouvidoria