top of page

Prêmio Agregador Educacional – PAE, criado pelo Elo Social, passa pelo crivo do MEC

Atualizado: 22 de jul. de 2023



O MEC – Ministério da Educação, através do Ofício nº 46/2023/COGEB/DPDI/SEB/SEB-MEC, tomou conhecimento da implantação em nível nacional do PAE - Prêmio Agregador Educacional.


O Objetivo do prêmio além de enaltecer a figura primordial do professor é também o de afastar a responsabilidade que foi colocada sobre seus ombros com relação a serem os mesmos educadores, quando na verdade, entendemos serem eles agregadores de valores, vez que a educação constitucionalmente falando é de responsabilidade dos pais e sendo assim, devem as crianças chegarem na escola, já educadas.


A CESB – Confederação do Elo Social Brasil desenvolveu 13 (treze) Cursos Vivenciais para contribuir com a educação, desta feita focando na valorização da família e ampliando o conhecimento dos pais no que tange a responsabilidade para com a educação de seus filhos.


Como Projeto piloto o Elo Social está implantando o programa denominado APA - Agregando para agregar, que certamente como o próprio nome do programa já está afirmando, agregará valores aos nossos professores para que eles repassem a os nossos filhos.


O professor tem um papel fundamental para a educação, sendo um dos principais agentes transformadores na sociedade, motivo pelo qual não podemos poupar esforços no sentido de que sejam sempre suas melhores versões.


Foi de grande importância para o Elo Social constatar que sua visão, não está desalinhada com a do MEC – Ministério da Educação que atreves do parecer em anexo, tomou conhecimento do Prêmio Agregador Educacional que a partir de agora será objeto de Projetos de Lei, junto a Câmara Distrital e as 26 (vinte e seis) Assembleias Legislativas, que conforme escopo do projeto PAE - Prêmio Agregador Educacional, serão as responsáveis pelas premiações.


LEIA A SEGUIR PARTE DO PARECER DO MEC – MINISTERIO DA EDUCAÇÃO


“Já o Ofício Notificação nº 511/2022 – GP- CESB informa que Confederação do Elo Social Brasil está implantando em todas as unidades da federação brasileira.


O Prêmio Agregador Educacional, visa como todo, homenagear professores da rede de ensino fundamental que se destacarem durante o ano letivo no exercício da profissão.


Preliminarmente, acolhemos a preocupação exarada pela instituição, no sentido de construir, no sistema educativo, as capacidades necessárias para que o processo pedagógico possa contribuir para que os estudantes desenvolvam habilidades para a identificação, compreensão e apropriação de valores éticos e para o desenvolvimento de atitudes baseadas em princípios democráticos, devotados ao bem comum, à valorização da vida individual e coletiva, ao reconhecimento e respeito das diferenças e da diversidade, à negação das diferentes formas de violência e à adesão a uma cultura de direitos humanos e de cidadania ativa. À luz do nosso ordenamento jurídico, a escola se constitui em um espaço relevante para contribuir para a formação cidadã e o desenvolvimento dos educandos, de modo que eles possam desenvolver e fortalecer vínculos comunitários e sociais consistentes que lhes permitam engajar-se e participar da vida social mais ampla”












89 visualizações0 comentário
bottom of page