top of page

A Ética na Política


Há muitas décadas, o cenário político brasileiro vem apresentando instabilidade, são escândalos atrás de escândalos noticiados diariamente pela imprensa.

O povo sabe como tem funcionado a política no país, bem como, sabe também da falta de moralidade e ética de diversos políticos, porém, uma coisa é ter conhecimento disso, outra coisa é ouvir da própria boca dos políticos o que seria ética para eles.

O Elo Social tomou o cuidado de entrevistar senadores, deputados federais, governadores, deputados estaduais e vereadores, dando prioridade aos que estavam à frente da Corregedoria das instituições para ouvir deles o que entendem por ética, e, pasmem vocês ..., todos sabem muito bem o que é ética na teoria.

Acompanhem os vídeos abaixo com depoimentos sobre o assunto:

DEPUTADO FEDERAL EDUARDO AZEREDO – EX GOVERNADOR DE MINAS GERAIS


GOVERNADORA ANA JULIA COREPA - PARA



VEREADOR WADIH MUTRAN – CORREGEDOR CVMSP



DEPUTADO HAMILTON PEREIRA - CORREGEDOR DA ALESP


SENADOR ROMEU TUMA – CORREGEDOR DO SENADO



SENADOR JOSÉ EDUARDO MATARAZO SUPLICY



Irônico, trágico ou contraditório, a maior parte dos personagens políticos de nosso país cometem delitos por escolha própria, e, não por desconhecimento das leis e deveres.


Cabe aqui ressaltar que a situação atual no Brasil não tem sua raiz primordial no cenário político, se falamos em ética, moral e além...; é importante nos responsabilizarmos parcialmente por tudo isso, onde começa a verdadeira corrupção?


Você faz a coisa certa somente quando alguém está olhando? Você considera adequado usar de meias verdades conforme conveniência nas suas relações? Se em uma compra você receber de troco um valor a mais do que o devido, você devolve a diferença ou faz de conta que não percebeu? Você denigre a imagem de alguém para se sobressair a sua falsa autoestima? Bom, se a maior parte das respostas foram afirmativas, sinto muito em lhe dizer: Você está realizando o exercício diário da corrupção.


A mentalidade de ganhar dinheiro e benefícios como objetivo inicial, meio e fim foi o que empobreceu e adoeceu a sociedade como um todo. Uma mentalidade abundante e que expande benefícios aos demais faz a matemática de que: “Eu ganho porquê faço os outros ganharem também” (Napoleon Hill).


É sabido que o dinheiro exerce influente magnetismo nas pessoas, porém, ele é um elemento neutro, quem possui conduta reta somente fará bom uso do mesmo e beneficiará os a sua volta, porém, aqueles que sedem a cobiça o resultado não poderia ser outro: Desastroso.

Escrito por: Jomateleno dos Santos Teixeira e Jaqueline Meneses

Revisão: Jaqueline Baltokoski de Meneses MTB0008815/PR


247 visualizações0 comentário
bottom of page