ELO SOCIAL 29 (VINTE E NOVE) ANOS À FRENTE DO GOVERNO


Há cerca de 29 anos, quando da criação dos Cursos Vivenciais, já havíamos identificado a necessidade de darmos a toda a população brasileira, em especial aos adolescentes, conhecimentos de primeiros socorros.


É claro que nosso curso é mais abrangente, afinal nós mesmo incluímos como obrigatório ser abordado temas que são presenciados pelos bombeiros e médicos, ligados a bebidas, drogas e aids, sempre no aspecto preventivo e de efetivo resultado, já que muitos destes acidentes poderiam não ocorrer, e quando ocorrem, em grande parte poder-se-ia evitar um mal maior.


Ao longo de toda a existência do Elo Social, que teve seu inicio no ano de 1990, estamos ministrando estes cursos a adolescentes e também a adultos, porém, agora, com a criação da Lei 13.722 em 04 de outubro de 2018, podemos obrigar o estado a passar a fazê-lo, já que se tornou uma obrigação do estado.




O objetivo na época era apenas desenvolver as habilidades de socorrista através do aprendizado teórico e prático das técnicas utilizadas para o pronto atendimento às vítimas de acidentes de qualquer natureza, principalmente domésticos.


Nossos alunos aprendiam a avaliar de forma primária e secundária, lesões, fraturas, obstrução de vias aéreas, envenenamento por gases, produtos químicos e animais peçonhentos, hipotermia, hipertermia, parada cardiorrespiratória, eletrocussão, estado de choque, reações alérgicas, diabetes, epilepsia, hiperventilação, transporte de vítimas com politraumatismo, controle de hemorragias, ferimentos, curativos e queimaduras.


Estes conhecimentos são básicos e necessários até mesmo para orientação quando da chamada do corpo de bombeiros, já que os atendentes estão preparados para orientar o responsável pelo chamado, procedimentos que o mesmo já pode ir adiantando.


Mais uma vez nos sentirmos orgulhosos de estarmos tantos anos à frente do governo que goza dos benefícios de administrar nossos impostos através de tantos políticos e técnicos contratados. Parabéns, diretoria do Elo Social.



0 visualização

Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2019 - Todos os Direitos Reservados