Implantação nacional do Elo Social - Aqui fazemos acontecer!


Ironicamente ou não, muitos são os palpiteiros de plantão e os engenheiros de obras prontas, e, como mencionei em algumas falas minhas: “Falar até papagaio fala, quero ver ele andar de bicicleta”. Eu, Jomateleno dos Santos Teixeira enquanto diretor presidente da Confederação do Elo Social Brasil – CESB, dediquei 29 anos de minha vida a este Projeto. Sou grato a cada fase superada e estruturada, no caminho fui abençoado pela presença de pessoas que como eu viram, ou, ao menos consideraram a magnitude de tal movimento.



Trabalhei sete anos para regulamentar a profissão dos tapeceiros, que aconteceu em 2013, enfrentei membros da corrupção no cenário político brasileiro, criei a Delegacia Social, e, paguei o preço por desafiar o Sistema.


Viajei o Brasil todo por dois anos, com recursos próprios para implantar o Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros – Sindetap, nos estados da federação, dediquei 10 anos na criação do Sistema INER de Resíduos Sólidos, usando mais dois anos para apresentar a solução do lixo através do projeto “Lixo Zero Social 10” aos governantes e empresários do ramo, nestes anos também viajei ministrando palestras de Cidadania para a criação das Federações do Elo Social.



Nesta matéria, apresento algumas fotos que demonstram parte da “maratona” realizada para a estruturação e concretização destes projetos. Parece surreal? Não! Isso é resultado de dedicação e muito trabalho, entrega e confiança. Sou consciente de que conhecemos a essência de uma pessoa e de uma equipe por suas ações, e, não pelas letras que constam em um papel.


Reconheço que é necessário paciência, foco, humildade e respeito aos processos e pessoas que integram estas ações, pois, sabemos que a única coisa correta é cada um fazer a sua parte fluindo com naturalidade em cada desafio apresentado. Não devemos nos equivocar em considerar perfeição, sabemos que a tal “perfeição” é uma meta construída ao longo da vida.


Peço gentilmente a todos os nossos diretores, quer sejam os federais, estaduais, seccionais ou regionais, para que se mantenham focados, trabalhando em unidade, independente o cenário que esteja sendo “pintado” a nível nacional por causa da Pandemia.


Ao findar a quarentena, estarei viajando durante quatro meses para criar as Comissões de Catadores em todo Brasil, mais uma árdua tarefa a ser realizada. Em sequência, também teremos a formação das comissões para a criação das cooperativas do Sistema INER de Resíduos Sólidos, e, muitas outras ações a se cumprirem. Convido todos aqueles que estiverem dispostos a viajar o Brasil todo no cumprimento destas tarefas, que venham conosco. Entendo que todos aqueles que se mantém nos projetos, é porquê acreditam nos mesmos e fazem a sua parte como membro das equipes para termos em unidade um excelente resultado.

Escrito por: Jomateleno dos Santos Teixeira

Revisão: Jornalista Jaqueline Baltokoski de Meneses MTB008815/PR




127 visualizações1 comentário

Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2019 - Todos os Direitos Reservados