top of page

JOMATELENO, PRESIDENTE DA CESB, FALA SOBRE O APADRINHAMENTO POLITICO


O Cientista Jurídico Social, Jomateleno dos Santos Teixeira, diretor presidente da CESB – Confederação do Elo Social Brasil –, fala sobre o apadrinhamento político.

Embora a CESB tenha em seu estatuto social que não se vale de verbas públicas para manter suas atividades, muitos de seus mais de 10.000 diretores sociais não entendem o porquê de estarmos nomeando “Padrinhos Políticos”.


Na realidade afirmamos não precisar dos políticos para absolutamente nada na concretização de nossos objetivos sociais e ainda enfatizamos que eles não tem dinheiro, não tem equipe, não tem projetos e em sua maior parte podemos até afirmar não terem escrúpulos já que os noticiários são suficientemente capazes de nos dar provas que são capazes de tudo para se manter no poder.


Não podemos, porém, deixar de lado o fato de que são funcionários públicos, e sendo assim são nossos “empregados”, e desta feita as chaves de muitas das soluções que apresentamos estão com eles, motivo pelo qual é melhor ter pelo menos um de cada seguimento como padrinho do projeto para assim termos acesso as referidas “chaves”.

Sabemos que para esses “políticos” o que interessa são votos, e para nós o que interessa é fazermos fluir nossos projetos sociais. Se para isso eles irão transformar em votos o nosso trabalho, isso não nos interessa, pois o que realmente interessa é que tudo o que podemos fazer para o cidadão brasileiro será feito, e da forma que fazemos é impossível tirar dos mesmos o conhecimento que damos, afinal nossa especialidade é multiplicar conhecimentos de cidadania.


Optamos por ter um vereador em cada uma das capitais do Brasil, um deputado estadual em cada estado, um deputado(a) federal, um senador(a) e o apoio do executivo federal. https://www.elosocial.org.br/federal


Nosso único pedido sempre é a realização de audiências públicas, municipais, estaduais e federais, e desta forma colocamos na mesma mesa as secretarias ou ministérios responsáveis pelas pastas, tornando oficial o nosso trabalho.


Para aqueles que estão achando que mudamos nossa forma de atuação, fica através desta matéria o nosso esclarecimento, já que em momento nenhum mudaremos nossa forma de atuação, nem tampouco transformaremos o nosso trabalho social em trabalho político.


Confira os políticos já nomeados como padrinhos de nosso projeto, que foi sumariamente interrompido dado ao fato da pandemia que assola o mundo e também o nosso país, mas assim que essa pandemia for superada, agendaremos novamente com vereadores e deputados estaduais, para escolher dentre eles os que melhor podem representar nosso trabalho.


117 visualizações1 comentário
bottom of page