top of page

OBJETIVO DO PROGRAMA “LIXO ZERO SOCIAL 10”

O Brasil amarga um dos últimos lugares no ranking dos países com relação ao tratamento do lixo como um todo e mesmo tendo sido aprovada a Lei nº 12.305/10 que entraria em vigou no dia 02 de agosto de 2.014 o que acabou não ocorrendo dada a falta de capacidade administrativa de nossos governantes e também de comprometimento social.


A CESB – Confederação do Elo Social Brasil, atenta as dificuldades e problemas do governo aliado à burocracia e dificuldades operacionais em virtude do modelo demográfico e da grande extensão do nosso território, resolveu fazer um trabalho em paralelo na busca da solução junto à sociedade, empresários e fornecedores, sem que para a mesma se fizesse necessário o uso de qualquer recurso do erário público.

Embora a Constituição Brasileira dê aos homens o direito de exigir do Governo nas esferas Federal, Estadual e Municipal, uma política social justa, isto não o exime de dar sua parcela de colaboração naquilo que tem como referência a solidariedade e o bem comum, consolidando assim o verdadeiro regime democrático.


O enfrentamento organizado da desigualdade social, queda cultural, evasão escolar, enfraquecimento da instituição familiar e aumento da criminalidade através de iniciativas governamentais ou não governamentais é a forma mais eficiente de proteger o cidadão de bem.


Não temos como cobrar cidadania de quem sequer sabe o que significa a palavra. Falar que o povo brasileiro desconhece os seus direitos como cidadão, virou uma verdade incontestável, no entanto o que esta acontecendo agora é ainda pior, ou seja, o povo acredita que exercer sua cidadania é pura e simplesmente votar a cada dois anos, quando na realidade exercer sua cidadania é muito mais.


Cidadania é um conjunto de direitos e deveres relacionados à participação dos integrantes do povo nos negócios públicos do Estado. A palavra “cidadania” vem do latim “civitas”, que significa cidade. É, pois, desde a sua origem, um termo ligado à vida em sociedade. São exemplos de atos de cidadania: concorrer nas eleições, votar em candidatos por opção livre e consciente e fiscalizar as atividades dos agentes públicos,preservar o meio ambiente e defender seus direitos como consumidor, etc.


Exercer a cidadania é, acima de tudo, buscar uma sociedade melhor para todos, a fim de que exista mais liberdade, justiça e solidariedade. Você pode ser mais cidadão.

Entenda e participe ativamente dos atos do governo. Exerça seus direitos, cumpra seus deveres e lute por um país melhor.

36 visualizações0 comentário
bottom of page