top of page

PROJETO LUZ DO SABER LER E ESCREVER PODERÁ SE TORNAR LEI


O projeto Criado pela CESB – Confederação do Elo Social Brasil –, denominado “Luz do Saber Ler e Escrever”, uma forma de Alfabetização acelerada, foi distribuído para o Deputado Federal Lincoln Portela, integrante da CLP – Comissão de Legislação Participativa – da Câmara Federal dos Deputados, sob o numero de Sugestão Legislativa nº 57/19.


Somos, até a data de hoje, um país com um número elevado de analfabetos, o que certamente influencia negativamente no progresso da nação. O motivo disso, que ninguém quer falar, é o que vamos referendar agora.


Não é e nunca foi por falta de escolas, nem tão pouco por falta de ONGs, que chegamos a esta situação. Na verdade, chegamos a esta situação porque o dinheiro utilizado para alfabetização é por demais desviado, senão vejamos, é muito fácil uma ONG montar um curso de alfabetização e buscar apoios de verbas governamentais para mantê-lo, no entanto inicia com 42 (quarenta) alunos e não termina, ou termina com apenas meia dúzia de gatos pingados.


Isto tudo tem a ver com a péssima qualidade do ensino e também com a falta de motivação dos participantes que, pelo que consta, a metodologia é a mesa.


Nós, do Elo Social, entendemos que o ler e escrever é que devemos ter como essencial, sendo as demais matérias todas importantes, mas devem ser relegadas a uma segunda fase a quem quiser avançar em seus conhecimentos.


Entendemos também que 70% do curso de alfabetização se deva ao ingresso do participante e os outros 30% sim, seria qualidade do instrutor, e por este motivo desenvolvemos nosso material em 3 (três) apostilas únicas.


Para se fazer exercícios não é necessário ter na sala um instrutor, e é exatamente por esse motivo que nosso curso de alfabetização acelerada é feito pelo próprio aluno em sua residência nas duas primeiras fases. Se for aprovado na primeira, segue para segunda, e daí para a última fase quando já terá feito todo exercício de coordenação motora.


Não visamos lucro com este trabalho e o material estará disponibilizado na internet, sendo claro que nossa parte como instituição constitui apenas fiscalizar as verbas destinadas à alfabetização nas vias tradicionais e pleitear o cancelamento de convênios inexistentes.


Veja Projeto na integra


558 visualizações7 comentários

7 Comments


Irene Kozera
Irene Kozera
Sep 04, 2020

Aprender a ler e escrever abre uma janela para um mundo até então desconhecido, ampliando conhecimentos e possibilitando infinitas oportunidades de progresso. Os contatos com esse mundo se desdobrarão através de uma leitura diferenciada a partir de então, sobre a realidade. Essa ferramenta é preciosa para qualquer indivíduo. Precisamos de mais pessoas desenvolvendo projetos próprios e reverberando suas experiências para os demais. O projeto é louvável e está de parabéns!


Like

Cida Oliveira
Cida Oliveira
Oct 12, 2019

Excelente iniciativa !!

Like

Ramon Rodrigues
Ramon Rodrigues
Oct 09, 2019

Excelente... além de ajudar quem realmente quer aprender dificulta a vida de algumas ong's por aí, que só tem interesse no dinheiro público!

Like

O acompanhamento dos inscritos com repetições é necessário, pois tem muitos que até tem interesse de aprender, porém é interrompido dentro dos próprios lares, por falta de compreensão da família.


São diversos fatores, trabalhos em dobro, ciúmes,brigas por coisas banais, que desmotiva o estudante.

Like

Joselito Soares
Joselito Soares
Oct 01, 2019

Educação é na minha opinião o caminho para o futuro de um povo, o futuro de uma nação. Este projeto é uma bela iniciativa, mais uma de tantas do nosso Elo Social, parabéns a Diretoria Federal por mais esse projeto.

Like
bottom of page