Univive - Universidade Vivencial - Elo Social Brasil
- webelosocial
- há 21 horas
- 8 min de leitura
Atualizado: há 9 minutos

A Univive - Universidade Vivencial é um projeto da CESB – Confederação do Elo Social Brasil que visa se tornar em 6 (seis) meses a maior universidade do mundo.
O Elo Social entende que ouve a nível mundial uma "queda generalizada na qualidade do ser humano" fato que no Brasil foi mais acentuada, e não envolveu apenas parte da população, envolveu toda população independente de condições financeiras ou grau de escolaridade.
O reflexo desta queda afetou a todos nós, inclusive nossos governantes nas esferas do Executivo, Legislativo e Judiciário e nisto podemos incluir também nossos educadores e sendo assim, ficamos sem ponto de partida, ou seja, se tudo deveria iniciar pela educação, mas a educação também está precisando ser reestruturada, acabamos ficando sem um ponto de partida.
Como toda arrecadação governamental está comprometida entre os gastos com a máquina pública e com os Programas Assistencialistas que mantem funcionando a máquina de “sequestrar pessoas e transformá-las em votos”, não temos como contar com nenhum valor que venha atraves dos cofres públicos para custear a implantação do projeto.
Como as verbas internacionais vindas para o Brasil, acabam se represando na “suposta proteção da Amazônia” e sempre são tuteladas por órgãos governamentais um tanto quanto suspeitos, acabamos não podendo também contar com verbas internacionais.
Como existe uma forte percepção e evidências de que as emendas parlamentares estão intrinsecamente ligadas a práticas de corrupção endêmica e sistêmica, funcionando frequentemente como um mecanismo para desvio de verbas e fortalecimento de bases eleitorais, não podemos também contar com estes valores.
Da maior universidade do mundo:
Se analisarmos fisicamente a sedes dos templos religiosos em todo território nacional, independente de credo, perceberemos facilmente estarmos diante da maior universidade do mundo e o que é melhor legalmente “sem qualquer vínculo governamental”.
São estruturas que na maior parte do tempo ficam ociosas, visto que utilizam o espaço em média 3 (três) vezes por semana por um período médio também de 2:00 (duas) a 4:00 (quatro) horas.
Da socialização da população:
Entende a CESB – Confederação do Elo Social Brasil, que a população brasileira com idade superior a 14 (quatorze) anos, de uma forma geral carece de ser socializada, e ao ver da instituição socialização é um conjunto de conhecimentos e não apenas o que hoje é ministrado na rede estudantil que tenta formar profissionais antes mesmo de formar cidadãos, conhecedores de seus direitos, mas também sabedores de suas responsabilidades e suas obrigações.
A premissa de que "inundar o país com diplomas universitários" não adiantou e é um amplo debate entre economistas, educadores e a sociedade em geral. A questão central não é a quantidade de diplomas em si, mas sim a qualidade, a relevância dos cursos para o mercado de trabalho e a eficiência do sistema educacional em gerar desenvolvimento econômico e social.
A solução apresentada:
Entende a CESB – Confederação do Elo Social Brasil que a solução é muito mais simples do que se imagina e para isto desenvolveu o que classificou como Cursos Vivenciais.
Objetivo: Permitir a todos independente de idade, grau de escolaridade e origem familiar a chance de não desperdiçar as oportunidades que a vida lhe proporciona. É muito comum no dia a dia vermos pessoas perderem tudo que tem ou que poderia ter tido por falta de conhecimento vivencial.
É praticamente impossível viver em uma família na qual o pai é advogado e a mãe é médica, sem absorver naturalmente conhecimentos básicos destas duas matérias, no entanto, é humanamente impossível, termos sob o mesmo teto dentre nossos familiares, 13 (treze) profissionais de áreas diferentes para nos passar experiências vivenciais.
É triste vermos jovens de boa aparência que por vir de família humilde desperdiçam a juventude e também todas as oportunidades que a vida lhe deu, por não ter os mínimos conhecimentos de etiquetas e comportamentos, fato que também os excluem do mercado de trabalho já que procuram emprego com a roupa errada, não sabem se portar em uma entrevista e não tem também equilíbrio emocional para transmitir segurança ao contratante.
Este problema afeta ambos os sexos e todas as idades já que nunca é tarde para se aprender e infelizmente, a vida às vezes não nos proporciona uma nova oportunidade de causar uma primeira boa impressão.
Através destes cursos daremos aos participantes conhecimentos básicos de 13 (treze) matérias, melhor preparando-o a nosso ver, para uma vida familiar harmoniosa e um pleno sucesso e reconhecimento, em suas atividades profissionais, fato que entendemos fará toda a diferença e lhe possibilitará ser muito mais feliz na vida pessoal e realizado na profissional.
Relação de Matérias: 01) - Administração Conjunta do Lar; 02) - Saúde; 03) - Psicologia; 04) - Vocações e aptidões; 05) - Estética Corporal; 06) - Primeiros Socorros; 07) - Cidadania; 08) - Etiquetas e Comportamentos; 09) - Crenças; 10) - Nutrição; 11) - Sexologia; 12) - Ética; 13) – Política
Carga horaria: Com exceção da matéria de saúde que foi desenvolvida em 3 (três) módulos de 16:00 horas, divididos e 3 fases de 4 aulas de 4 (quatro) horas, todas as outras matérias foram desenvolvidas para serem ministradas em apenas um modulo de 16:00 (dezesseis) horas, 4 (quatro) aulas por mês, 1 (uma) por semana.
Do tamanho da sala de aula: As salas de aula deverão acomodar a média entre 50 (cinquenta) e 80(oitenta) alunos, como já dito, com idade superior a 14 (quatorze) anos.
Dos equipamentos necessários: Cadeiras compatíveis, púlpito para instrutor, 4 (quatro) microfones sem fio; uma mesa de notebook, para projeção em telão; Sistema de som; Datashow e sinal de internet.
Do público a ser alcançado: uma única sala de aula com capacidade para 50 (cinquenta) participantes, podendo ser utilizada com 3 (três) turmas, sendo manhã, tarde e noite de segunda a sexta e no sábado com turmas apenas de manhã e tarde, poderá atingir 850 (oitocentos e cinquenta) alunos por mês.
Dos instrutores: A preferência para contratação de instrutores, será sempre da comunidade que liberou atraves de parceria o espaço para a ministração dos cursos, sendo certo, porém que deverão os candidatos terem formação específica das matérias a serem ministradas e participar satisfatoriamente de cursos online de capacitação ministrados e certificados pela SNECSP – Superintendência Nacional de Educação, Capacitação, Socialização e Profissionalização.
Da gratuidade dos Cursos: Todos os cursos, obrigatoriamente serão gratuitos para os participantes e os materiais didáticos estão disponibilizados na internet e serão distribuídos apenas se contarem com patrocínio para tal.
Nossos Seminários de Capacitação: Além dos Cursos Vivenciais realizamos também Seminários de Capacitação, que acontecem de forma on-line todas as quartas feiras da 20:00 as 22:00 horas e poderão ocorrer de forma presencial em instituições parceiras para públicos superiores a 200 (duzentos) participantes.
Dos certificados: Todos os cursos, contarão com emissão de certificados, que também serão gratuitos, podendo serem distribuídos em sala de aula, disponibilizados pela internet, ou serem entregues em eventos específicos que para isto devem também contar com patrocínio, visto que os alunos não podem ter nenhum tipo de despesa.
Da forma de contratação e remuneração dos Instrutores: Os instrutores serão contratados por uma Cooperativa Nacional específica que deverá ser criada para este fim e receberão através de PJ, o valor de 1 (um) salário-mínimo por turma, levando-se em conta que cada turma contará com 4 (quatro) aulas de 4:00 (quatro) horas, ministradas um dia por semana.
Do patrocínio: A CCESB – Confederação do Elo Social Brasil, se encarregará de buscar os patrocinadores dos cursos, que poderão ser órgão Governamentais das esferas federal, estadual ou municipal ou empresas e empresários e até mesmo políticos com emendas parlamentares, mas que devem fazer parte de um contrato específico de patrocínio e não de um eventual convenio ou doação.
Da parceria: A instituição social ou religiosa que atraves de parceria ceder o espaço nos horários ociosos, terá seu Diretor Presidente Laureado, Aclamado e Diplomado como Comendador da Ordem do Mérito do Elo Social e quando da construção das sedes regionais do Projeto Social do Cidadão, poderão seus fiéis contar com atendimento itinerante.
Das vantagens para a Associação ou instituição religiosa: A parceria só trará benefício para instituição parceira, primeiramente aclamará como comendador seu líder; Estará possibilitando rendimento a seus integrantes; Estará traçando cultura a seus integrantes além de se tornar um polo de cidadania da região o que poderá aumentar os integrantes da instituição, seja ela religiosa ou não.

A Grande Comissão:

Escritura Mateus 28:19–20
“Ide… fazei discípulos… ensinando-os a guardar todas as coisas…
Contexto: Jesus está se despedindo dos discípulos.
Ele não diz apenas “preguem”, Ele diz façam discípulos e ensinem a viver o que foi aprendido. Aplicação: Discipulado não é evento, é processo de formação contínua. Isso sustenta totalmente os cursos vivenciais do Elo Social.
Mestres serão julgados com maior rigor

Escritura Tiago 3:1
"Meus irmãos, não sejais muitos de vós mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo."
Contexto: A igreja primitiva estava cheia de pessoas querendo ensinar sem maturidade.
Tiago alerta: quem influencia vidas carrega responsabilidade espiritual. Aplicação: Líder não pode ser apenas carismático; precisa ser responsável, preparado e consciente do impacto social dos cursos vivenciais do Elo Social.
O sentinela

Escritura Ezequiel 33:8
"Quando eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para desviar o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão."
Contexto: Deus coloca o profeta como vigia da cidade. Se ele não alerta o povo, Deus cobra dele. Aplicação: O líder que vê: destruição familiar, vícios, violência, ignorância e não cria estratégias de ensino e prevenção, também é responsável.
O povo perece por falta de conhecimento

Escritura Oséias 4:6
"O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento. Pelo fato de vocês, sacerdotes, rejeitarem o conhecimento, também eu os rejeitarei, para que não sejam mais sacerdotes diante de mim; visto que se esqueceram da lei do seu Deus, também eu me esquecerei ++dos seus filhos".
Contexto: Os sacerdotes deixaram de ensinar a Lei. O problema não era falta de fé, era falta de orientação e formação. Aplicação: Espiritualidade sem conhecimento gera povo vulnerável.
O Elo Social entra exatamente para restaurar o ensino prático para a vida.
Ensina a criança

Escritura Provérbios 22:6
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele"
Contexto: Princípio de formação de caráter desde cedo.
Aplicação: Transformação de uma nação começa na educação da próxima geração.
Aperfeiçoar os santos

Escritura Efésios 4:12
"Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo".
Contexto: Deus deu líderes à igreja para preparar pessoas para a vida e para o serviço. Aplicação: A igreja é também centro de capacitação humana, não só espiritual.
Os que ensinam brilharão

Escritura Daniel 12:3
"Os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento, e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas, sempre e eternamente"
Contexto: Texto profético sobre líderes que conduzem multidões à justiça.
Aplicação: Ensinar é ato eterno. Formar pessoas é investimento espiritual e social.
Conhece-te a ti mesmo.

Sócrates (470–399 a.C.)
Contexto: Acreditava que a transformação da sociedade começa pelo autoconhecimento e consciência moral.
Conexão com Elo Social:
Cursos de identidade, propósito e inteligência emocional seguem exatamente esse princípio.
A educação forma o caráter e sustenta a justiça.

Platão (427–347 a.C.)
Contexto: Para Platão, sem educação moral, a sociedade entra em decadência.
Conexão com Elo Social: Educação não é só técnica — é formação ética e social.
A educação forma a virtude e o cidadão

Aristóteles (384–322 a.C.)
Contexto: A cidade só prospera se seus cidadãos forem virtuosos.
Conexão com Elo Social:
O Elo Social trabalha cidadania, ética e responsabilidade social.
Educação como base do progresso humano.

Iluminismo (séculos XVII–XVIII)
Contexto: Países começaram a investir em educação pública para formar sociedades produtivas.
Conexão com Elo Social: Nenhuma nação desenvolvida chegou lá sem investimento pesado em educação.
Educação como libertação social.

Nelson Mandela (1918–2013)
Contexto: Usou educação como ferramenta para reconstrução da África do Sul após apartheid. Conexão com Elo Social: O Elo Social tem a mesma proposta: reconstruir comunidades por meio do saber e valores.
CONEXÃO BÍBLIA + HISTÓRIA + POLÍTICA PÚBLICA
A Bíblia diz: O povo perece por falta de conhecimento.
A História mostra: Civilizações prosperam quando investem em educação e valores.
A Política Pública moderna afirma: Desenvolvimento sustentável exige: educação socioemocional, cidadania e capacitação profissional
O Elo Social une os três pilares: Espiritual + Educacional + Social.
FRASE-CHAVE “A Bíblia já nos alertou, a História já comprovou e a ciência social já confirmou: sem educação de valores, nenhuma nação se sustenta.”
CONEXÃO DIRETA COM O PAPEL DOS TEMPLOS RELIGIOSOS DE QUALQUER CREDO.
“Os templos sempre foram, historicamente, centros de alfabetização, formação moral e organização comunitária. O que o Elo Social propõe não é algo novo, é a restauração do papel social da fé na construção da sociedade.”









Nenhum de nós é tão bom, como todos nós juntos.
Num texto voltado para leitores de Moçambique, o autor mencionava https://1xbets.co.mz/ apenas como referência contextual. Não havia foco especial no link, nem tentativas de chamar atenção. A leitura manteve um tom estável do início ao fim.