top of page

Socialização

No Brasil muito se fala em ressocialização, sem a preocupação se o eventual candidato a ressocialização chegou a ser socializado.

Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar sociável, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares por meio do conhecimento de leis e regras da sociedade. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.

É o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade, e dentre os acolhidos pelo CSRP, há muitos que se tornaram dependentes químicos ou moradores em situação de rua que sequer sabem o que é ser socializado.

Socialização é a forma pela qual o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.

Socialização significa aprendizagem, ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte da pessoa.

 

Para viver em sociedade o individuo tem que ter certos padrões culturais, sem os quais será automaticamente excluído de todos os ambientes por falta de civilidade, e o resultado certamente está atrelado ao abandono material que se encontra alguém que passa a viver em situação de rua.

bottom of page