Fátima Pérola Aparecida dos Santos, foi indicada, aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social.
- webelosocial
- 18 de set.
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de set.

Fátima Pérola Aparecida dos Santos, é indicada, aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social.
Fátima PÉROLA Aparecida dos Santos (socialmente conhecida como Pérola Neggra), nascida em Iporã – PR, aos 14/02/1968. Filha de um lavrador e uma doméstica, do qual guarda muito orgulho. Divorciada, mãe de cinco filhos e duas netas.
Em sua biografia pessoal e profissional, Pérola Neggra, foi Policial Militar e Instrutora do PROERD no Estado de São Paulo, já aposentada se refaz em novas profissões como Palestrante, Poetisa e Política da qual em 2018 concorreu a Vice-governadora de São Paulo com o Major Costa e Silva e em 2022 a Vice-Presidente do Brasil com Pablo Marçal.
Tem sua formação acadêmica na graduação em Gestão de Negócios pela FATEC Mauá, Pós-graduação em Políticas de Prevenção à Violência, Direitos Humanos e Segurança Pública pela FESPSP, Pós-graduação em Arte e Educação pela FAUESP.
Pérola atua também como Membro do Movimento Poético de São Paulo, Membro Imortal da Academia Mundial de Letras da Humanidade com a cadeira 17 e foi Membro Vice-presidente do Conselho Municipal de Cultural em Mauá de 2017 a 2018.
E sua trajetória pessoal, ainda se compreende, como ativista social no combate à violência doméstica e abuso à criança, promoção da cultura e esporte, ocupação feminina nos negócios e espaços de poder.
Em 2025 participou de duas coletâneas, como coautora, com lançamentos no Brasil e exterior: "QUAIS DE MIM VOCÊ PROCURA" e "MULHERES NA SEGURANÇA PÚBLICA", o poder de uma história pela Editora Leader. Com indicação à condecoração em Paris, em outubro de 2025, por sua participação na obra literária, pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, estreitando os laços culturais entre Brasil e França.
Idealizadora de um futuro grandioso, Pérola Neggra, compreende-se uma mulher inteligente, de grandes virtudes profissionais e representatividade que corrobora aos Princípios Sociais desenvolvidos pela CESB – Brasil, em âmbito nacional e internacional.
DA INDICAÇÃO:
A indicação, por mérito, partiu da Comendadora Dra. Carla Martins, Superintendente e Presidente da CNMA - Comissão Nacional de Meio Ambiente, da CESB - Confederação do Elo Social Brasil e do Instituto INER - Logística Reversa.

Dra. Carla Fabiana Melo Martins, traz em sua biografia profissional e história pessoal, atuações como Embaixadora da Paz, Chanceler Internacional, Comendadora Brasil /Europa, Presidente do IBEF Brasil, Presidente da Rede Internacional de Excelência Jurídica do Estado de São Paulo e Embaixadora do Brasil/Europa, jurista renomada, especialista em Direito Espacial e Direito Ambiental, desde 2005, autora de 11 obras publicadas, nacional e internacionalmente, conferencista, palestrante, Membro de várias Academias e Instituições, condecorada com inúmeras Comendas, Medalhas e honrarias, nacional e internacional, por mérito e reconhecimento profissional e pessoal, como percussora na área de Direito Espacial no Brasil, e especialista em Direito Ambiental, ao qual também idealizou, criou e registrou os conceitos: “Meio Ambiente Espacial”, “O Princípio dos Cem Anos”, “Previsibilidade de Segurança Futura” e “O Direito de Ter Direitos para crianças e adolescentes” e “DEUS e o DIREITO”.

Dra. Carla também é Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social em grau de Commilitones/Dignis 8º (Oitavo Grau) e Superintendente Presidente da Comissão de Meio Ambiente, responsável nacional do maior Projeto Ambiental já conhecido de Resíduos Sólidos, a ser implantado no Brasil, com extensões internacionais.
O Meio Ambiente, sem dúvida, é um ELO de vida, que permite homens e mulheres, desenvolver-se de forma equilibrada, e quando conduzidas por idéias e ideais, atingem o respeito merecido no cenário Global.
A Comissão de Meio Ambiente da CESB Brasil, assevera, que as indicações, nacional e internacional, refletem pessoas e instituições imbuídas de lisura e comprometimento, com os seres humanos, seres vivos e meio ambiente, das quais em oportuna solenidade, possam tomar posse das Comendas, que repercutem o Mérito de Honra, chancelando suas participações na história do Brasil.
O sucesso, são revestidas de pessoas, em cadência energia positiva, produzindo juntas, projetos, experiências, conceitos, informações conhecimentos e resultados significativos para humanidade.
DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:

Referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.
Da aprovação: Com a aprovação feita nos moldes estatutário e regimental pelo conselho a Comendadora Fátima Pérola Aparecida dos Santos, a partir de agora também passa a representar socialmente os Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, no Grau de “Comenda Adeptus”” Titulo 254" datado de 22/09/2025, prenotado no Livro de Honrarias nº 02,
RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL










Comentários