top of page

Projeto “Lixo Zero Social 10” É Recebido em Audiência Pelo Ministério do Meio Ambiente.

Atualizado: 13 de dez. de 2023


Na data de 22 de junho de 2023, as 11:00 horas, a CESB – Confederação do Elo Social Brasil, representada por seu diretor presidente Jomateleno dos Santos Teixeira, foi recebida em audiência no Ministério do Meio Ambiente.


Referida audiência foi uma solicitação do gabinete pessoal da Presidência da República e teve como pauta a apresentação do projeto “Lixo Zero Social 10” - Sistema INER de Resíduos de Sólidos. www.elosocial.org.br/lzs10

Faz parte das funções primordiais do Ministério do Meio Ambiente reger as normas regulamentadoras das políticas ambientais e a destinação do lixo, faz parte destas normas.


A CESB - Confederação do Elo Social Brasil, entende que o governo tem a Obrigação, mas o cidadão tem o dever e desta forma apresentar soluções para problemas críticos do governo, faz parte dos objetivos que nortearam a criação da instituição.

A proposta apresentada, soluciona de vez o problema do lixo em todos os municípios do Brasil, inclusive os com população menor do que 10.000 (deis mil habitantes).

A proposta também acomoda os “catadores de recicláveis”, como funcionários registrados nas usinas ou como cooperados através das COOPEINERs ou das unidades dos CTT-COPs.

Além de sanar de vez o problema das prefeituras com a destinação do lixo o que será feito com recursos advindos única e exclusivamente da iniciativa privada o sistema possibilita ainda uma redução nos custos hoje suportados pelos municípios de no mínimo 20% (vinte por cento) do que hoje gastam.


Reunião muito prática, objetiva e produtiva assumindo o secretario no final da mesma de providenciar um oficio acusando o recebimento em audiência da CESB – Confederação do Elo Social Brasil e de ter participado de nossa apresentação, ficando claro que em momento nenhum a proposta se chocou com as diretrizes do governo federal.


É claro que um Ministério, não tem o poder de interferir nas políticas municipais, vez que a responsabilidade sobre a destinação do lixo cabe as prefeituras e não ao governo federal, mas a proposta foi vista com muito bons olhos pelo secretário que desejou ao Elo Social sucesso, na implantação do Sistema INER de Resíduos Sólidos em todos o Munícipios do Brasil.




169 visualizações0 comentário
bottom of page