top of page

ELO SOCIAL COMPLETA 29 ANOS DE EXISTÊNCIA E ESTÁ COM FORÇA TOTAL


O idealizador do projeto Elo Social, Jomateleno dos Santos Teixeira, certamente inspirado por Deus, teve essa brilhante ideia exatamente no dia 07 de setembro de 1.990 e fala orgulhosamente sobre a mesma, pois raramente encontramos uma ideia tão intacta em seus objetivos primordiais.


O projeto teve como objetivo a transformação do homem em um bom filho, bom marido e bom pai, e da mesma forma a transformação da mulher em uma boa filha, boa mãe e boa esposa.



Certamente não se conseguiria enfrentar este desafio se não iniciássemos nosso trabalho através de muitos estudos, com profissionais de áreas diferenciadas para, no mínimo, descobrirmos o que deveríamos acrescentar culturalmente em cada brasileiro, que já na época vinha tendo um declínio muito grande na qualidade dos ensinamentos e também na qualidade da transferência de conhecimentos dos pais para os filhos, netos, sobrinhos e até mesmo de irmão para irmão, onde se deixou de existir a colaboração para haver uma competição.

Matérias como Educação Moral e Cívica e conhecimentos de cidadania que passavam para nossos estudantes deixaram de existir, e com isso progressivamente fomos nos distanciando dos conhecimentos básicos de conscientização sobre direitos e deveres e principalmente as diferenças de socialismo, comunismo e a própria democracia, fato que levou o Brasil ao desastre político que já nos preocupava em setembro de 1990 (víamos isto como um desastre anunciado).


Nossa primeira criação neste segmento foram os Cursos Vivenciais que, como se pode notar na matéria muito bem formulada pela TV Cultura, não se afastou sequer um milímetro dos desejos iniciais até a data de hoje.


No decorrer da implantação do projeto percebemos que teríamos que dar à população mais do que apenas cursos vivenciais, e aí sim partimos para os atendimentos sociais e jurídicos, sem desprezar a necessidade de dar-lhes formações profissionalizantes, o que foi feito através do Instituto Ponto de Equilíbrio.


Com a necessidade de gerar renda para a manutenção dos projetos, e inclusive elevar o nome daqueles que de forma voluntária adotassem nossos projetos, criamos a Ordem do Mérito do Elo Social. https://www.elosocial.org.br/comenda


O trabalho só avançava, e com seu crescimento passamos a atender a população de forma social e jurídica, chegando a ter na Capital de São Paulo 6 (seis) sedes com capacidade de atendimento social de até (200) duzentas famílias por dia, o que foi um verdadeiro sucesso, pois alinhamos os cursos vivenciais para reestruturação familiar, composto de 7 profissionais, aos cursos profissionalizantes.


Veja na matéria ao lado a importância de tal projeto que hoje está preparado para construir em todo território nacional 1.480 sedes, e para ter um entendimento pleno de nossos objetivos, visite o site www.socialdocidadao.org.br


O projeto foi ganhando volume e se tornando cada vez mais revolucionário, principalmente quando se percebeu que a única forma de o implantar sem ter consigo a presença do governo, que foi sempre cirurgicamente negativo em todas as nossas tentativas de parceria, encontramos no “lixo” nosso verdadeiro grito de independência. Veja ao lado a solução encontrada através da entrevista muito bem-feita e abrangente feita pela junção de 3 (três) emissoras de televisão no Estado de Minas Gerais.


Não conseguiríamos demonstrar nesta nossa matéria todas as experiências que adquirimos ao longo de todos esses 29 anos de trabalho, mas temos hoje o orgulho de termos todas as nossas diretorias estaduais, seccionais e regionais e nos consideramos prontos para a construção de todos esses prédios ao mesmo tempo, já que temos aprovadas por nosso departamento de engenharia as 380.


Avante Brasil ... Avante Família.

525 visualizações1 comentário
bottom of page