top of page

Luzia Freire Moraes, foi indicada, aprovada e será Laureada, Aclamada e Diplomada, como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social e Diretora Federal da DNAI - Diretoria Nacional de Assessoria.

ree

Com a indicação e aprovação a Luzia Freire Moraes, será Laureada, Aclamada e Diplomada como Comendadora da Ordem do Mérito do Elo Social em grau de Comendum/Adeptus, exercendo o cargo de Segunda Secretaria da DNAI - Diretoria Nacional de Assessoria de Imprensa do Elo Social.


Luzia Freire Moraes é jornalista, produtora cultural, ativista humanitária e escritora, formada em Comunicação Social. Já produziu festivais gastronômicos, exposições de fotografia e artes plásticas, eventos em quase todo o Brasil. No exterior participou de projetos importantes em Portugal, Estados Unidos, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha, Itália e Bélgica.

Em 2012, foi considerada pelo Portal GI (globo.com) como uma das mulheres de destaque no cenário cultural baiano. Desfilou no carro alegórico da escola de samba “Portela” no Rio de Janeiro, em homenagem à Bahia (2012) e em 2014 na escola Mocidade Alegre, em São Paulo, no 4 carro alegórico. No socioambiental já participou de campanhas importantes como: "Vote Cataratas do Iguaçu", "Dia da Amazônia", “Abrace a Vida”, “Maraú Social”, “Outubro Rosa”, “Instituto Sangue é Vida”, “Natal Sem Fome”, "Vermelho Bahia", Perspectivas em Movimento, “Carnaval Sem Fome”, "Balaio Verde" e ”Pedophilia No World”.

Na Festa de Yemanjá, realizou a ação do Balaio Ecológico" e foi madrinha do Bloco da Cidadania e do Bloco Amigos do Rio Vermelho – Amarv, e representou Yemanjá do Réveillon da Barra, do Bar do Habeas Copos, conduzindo o Cortejo com a consagrada Banda do Habeas e seu anfitrião Sérgio Bezerra (2015).

Realizou em parceria com o produtor Eduardo Gomes o "Trio The Voice Brasil" (2013, 2014 e 2015), em Salvador. Idealizou o Projeto Arte no Buteco em parceria com o maior concurso de comida de raiz do Brasil, o Comida di Buteco, levando artistas visuais para os bares de Salvador, desde 2012, cinco anos consecutivos. Idealizou o Projeto Árvore Sustentável em parceria com a Campanha Natal Sem Fome*, levando conscientização ambiental para as crianças. Idealizou o evento Comidinha de Panela, famoso pelo Sarau, toda às terças, na Casa da Mãe do Rio Vermelho. Já assinou como produtora, álbuns de música, DVD,s, site, livros, videoclipes, entre outros.

Foi homenageada no Projeto “Veja Cultura” da Produtora Júnior da Facom – UFBa (Universidade Federal da Bahia) como – “Caso de Sucesso na Área de Comunicação”, no auditório da Facom (Campus de Ondina). Foi Homenageada na 2ª Edição do Mosaico Redivivo de História(s) da Educação: Homenagem a Semana de Arte Moderna de 1922, no âmbito da IIIª Jornada Pedagógica do Departamento de Educação do Campus I da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, pelo seu destaque no segmento da Cultura.

Seu feito mais importante foi ter escrito o livro Bembé do Mercado: 13 de Maio em Santo Amaro, através do Ministério da Cultura pela comemoração dos 120 anos do festejo no Brasil, tombado em 2012 pelo Patrimônio Histórico. Atualmente, participa de diversos projetos de Arte, Cultura e Socioambientais.


DA INDICAÇÃO:


A Iniciativa partiu da Comendadora Diane de Lourdes Alves Leite diretora Presidente da DNAI - Diretoria Nacional de Assessoria de Imprensa do Elo Social.


ree

Diane de Lourdes Alves Leite, é Jornalista, radialista, escritora e apresentadora com mais de 26 anos dedicados à comunicação e ao impacto social. Nascida com o olhar atento de quem enxerga histórias onde poucos veem possibilidades, construiu uma trajetória sólida unindo palavra, propósito e presença — uma assinatura que atravessa suas atuações como comunicadora, pesquisadora independente de neuroplasticidade, chef de cozinha afetiva e diplomata civil humanitária.

Criadora dos e-books Sementes de Potência e Sementes de Autonomia, idealizadora do podcast Inquietas & Brilhantes e ex-apresentadora do programa “Brasil Etc & Tal – Band Paraná”, Diane consolidou uma carreira marcada pela união entre comunicação estratégica, inclusão social, acessibilidade, gastronomia, inovação e desenvolvimento humano.

Sua missão sempre foi clara: construir pontes entre pessoas, ideias e causas, transformando informação em pertencimento, projetos em oportunidades e histórias em movimento. Ao longo de sua jornada, colaborou com líderes, instituições, startups, cidades inteligentes e projetos humanitários, levando sua visão de futuro e seu olhar sensível para diferentes territórios do Brasil e do mundo.



DO ENCAMINHAMENTO PARA A APROVAÇÃO:


ree

A referida indicação foi encaminhada ao Comendador Roberto da Silva Reis, diretor presidente da CNCCS - Comissão Nacional de Certificação de Comprometimento Social que providenciou a sua aprovação.


Da aprovação: Com a aprovação, a agora Comendadora Luzia Freire Moraes, passa a ser representante dos Projetos da Ordem do Mérito do Elo Social, tanto no Brasil quanto em qualquer país que o mesmo mantenha relações diplomáticas, na qualidade de Comendadora, no Grau de "Comendum/Adeptus" Titulo nº 1.xxx   datado de xx/12/2025, prenotado no Livro de Honrarias nº 12,







RELAÇÃO DE PROJETOS - ELO SOCIAL








 
 
 

Comentários


logo_elo_social_confe-01.png

Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2022 - Todos os Direitos Reservados

Brasão Elo Vetor.png
bottom of page