top of page

Diretor Federal do Exercício da Cidadania

Regulamentada através do artigo 24º do Regimento Interno da CESB – Confederação do Elo Social - a função da Diretoria Jurídica é primar pela legalidade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.Emitir pareceres sempre que forem solicitados pela diretoria executiva, exercer uma fiscalização ativa sobre todas as diretorias jurídicas estaduais, e primar pelo respeito à Lei 8.906 que regulamenta a profissão....Continuar Lendo

Texto

Diretor Federal do Exercício da Cidadania

Regulamentada através do artigo 24º do Regimento Interno da CESB – Confederação do Elo Social - a função da Diretoria Jurídica é primar pela legalidade de todas as atividades desenvolvidas pela instituição.


Emitir pareceres sempre que forem solicitados pela diretoria executiva, exercer uma fiscalização ativa sobre todas as diretorias jurídicas estaduais, e primar pelo respeito à Lei 8.906 que regulamenta a profissão dos Advogados bem como pela Ética e disciplina dos integrantes do projeto.

A diretoria jurídica federal da CESB – Confederação do elo Social BRASIL – na pessoa de seu presidente terá poderes para nomear representantes não só da CESB como de todas as federações que componham a estrutura do Elo Social, devendo tais poderes serem conferidos na procuração por instrumento público.

A diretoria Jurídica é que nomeará ou aprovará o nome do profissional do direito que responderá pelas diretorias estaduais, sendo certo que as procurações a serem outorgadas serão sempre por instrumento público e constarão o nome do diretor jurídico federal. Este será o procurador Oficial da CESB – Confederação do Elo Social Brasil e de todas as Federações do Elo Social, outorgando através de substabelecimento, também por instrumento público, poderes para diretores estaduais os quais poderão substabelecer com reserva de poderes para si os mandatos.

São atribuições da diretoria jurídica federal, o ingresso de representações por improbidade administrativa contra todos os funcionários que contem com foro privilegiado, o STF, STJ e o TSE, ficando à cargo das diretorias jurídicas estaduais, as responsabilidades pelo ajuizamento de ações que tenham como representados, autoridades da esfera municipal, e integrantes do executivo e legislativo estaduais.

As associações que integram a estrutura do Elo Social, devem primar pela apuração dos fatos e o enriquecimento das provas, para que, quando das providências judiciais a serem tomadas exclusivamente pelas federações, o resultado seja o mais satisfatório possível, devendo os advogados das sedes do Programa Social do Cidadão, serem funcionários registrados pela CLT, cumprir jornada de trabalho nos termos da Lei 8906 e se reportarem diretamente ao coordenador jurídico municipal e estadual.

Atribuicoes

Nossas Atribuições

São atribuições da diretoria Regional do Exercício da Cidadania, fornecer pareceres a todos os órgãos da CESB – Confederação do Elo Social Brasil, nos moldes preconizados em seu Estatuto Social e Regimento Interno.


A diretoria Regional do Exercício da Cidadania mantém tem autonomia e independência funcional em relação a toda diretoria executiva da CESB e tem sobre sua jurisdição os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul nos quais poderá atuar com total ausência de subordinação intelectual.

As opiniões pessoais de cada um dos diretores do Exercício da Cidadania devem ser respeitadas, sem ser nenhum obrigado a contrariar sua convicção ou mudar seu parecer porem todos estão subordinados a uma diretoria Estadual, Regional e finalmente Nacional. Cabe a diretoria Regional do Exercício da Cidadania, proceder ao acompanhamento de todos os expedientes jurídicos ou não, emitindo parecer em assuntos de interesse quando solicitados e encaminhando determinações para as diretorias Estaduais do Exercício da Cidadania bem como expedientes que extrapolarem suas atribuições regimentais  para a diretoria Nacional do Exercício da Cidadania.

Cabe também a diretoria Regional do Exercício da Cidadania receber reclamações sobre dos profissionais que exerçam a função de Diretor do Exercício da Cidadania em nível Estadual, Municipal ou Regional e questionamentos sobre andamento de expedientes apurativos e pareceres, para tanto os interessados devem se preencher o formulário abaixo.

bottom of page