top of page

CNMA (Comissão Nacional de Meio Ambiente), apresenta os quatro elementos ambientais em evento na Assembleia Legislativa de São Paulo -(Terra, Ar, Fogo e Água)


CESB - Confederação do Elo Social Brasil, através da Presidente Nacional da CNMA (Comissão Nacional de Meio Ambiente), por sua Diretora Superintendente, Comendadora Dra. Carla Fabiana Melo Martins, traz ao conhecimento público, que uma das diversas ações, nacional e internacional, que vai além dos Projetos e trabalhos técnicos a serem desenvolvidos pela comissão, é também o RESPEITO com ser humano, e para inaugurar com um departamento especial, “Educação Ambiental”, informamos que dia 08 de maio de 2025, já serão aclamados e diplomados, crianças e adolescentes, que devem representar o Brasil, em solenidade, perante Membros e Comendadores de diversas comissões da Confederação do Elo Social Brasil, além de ilustres autoridades confirmadas, com realização a iniciar-se as 19:00 hs no AUDITÓRIO FRANCO MONTORO, DA ALESP - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO.


Uma das grandes preocupações da Comissão do Meio Ambiente, entre diversos fatores, é a qualidade de VIDA HUMANA, para tanto queremos ouvir e ter como influência mentes jovens, que fazem parte de um ELO INDISSOLÚVEL, capazes que se tornar grandes exemplos no Brasil e no Mundo.


A missão de conservar, preservar, cuidar e divulgar conhecimentos e informações, deve ser de todos nós, mas a CULTURA, é chancelada ao longo da vida, propagada diariamente, sendo as crianças e adolescentes, neste primeiro momento, aclamados e aprovados, como nosso PRESENTE E FUTURO, do Planeta, permitindo-lhes, mais do que uma “chance”, mas, uma oportunidade de “voz ativa”.


Em grande honra e satisfação apresentamos, nossos 04 ELEMENTOS AMBIENTAIS (TERRA, AR, FOGO E ÁGUA), fundamentais para a existência da vida na Terra, aqui considerados e representados por:


Criança: DANIEL CYBIS CONCEIÇÃO (11 anos) – Nasceu em 17 de maio (DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM), uma data especialmente, criada para conscientizar a importância da reciclagem e do descarte correto de resíduos, instituído pela UNESCO.  Ele, Daniel, entende que “o Meio Ambiente, é a natureza, terra, árvores, plantas, vegetais e frutas. Que o FUTURO será diferente de hoje em 2025, e só depende dos seres humanos a mudança. Que todos devem cuidar do meio ambiente preservando e separando os lixos. Que criança não deve trabalhar. Tem aprendizados ambientais, transmitidos em família, fazendo caminhadas em parques, e sua mãe educa sobre os animais. Quer ser um grande master chef ou jogador de vôlei, que conhecer a França e Itália. Com esta responsabilidade quer auxiliar os amigos e usar as redes sociais no cuidado do Meio Ambiente”. Daniel, é residente em São Paulo – Capital, uma metrópole, ocupando isoladamente a posição de maior hierarquia urbana do país, com influências mundiais. Estado que abriga importantes remanescentes de Mata Atlântica, um bioma rico em diversidade biológica, de fauna e flora, com diversos parques e áreas verdes, APAs, APPs, além de significativo Eco turismo, digno de premiações e reconhecimentos, nacional e internacional.


Criança: MARIA HELENA ALVES DE DEUS SOUZA (12 anos) – Nasceu em 15 de junho (DIA DO PALEONTÓLOGO NO ESTADO DE SÃO PAULO, DESDE 1981), profissão existente para estudar vegetais, fósseis, ecossistemas e muita história que pode nos trazer respostas da vida antiga. Ela. Maria, entende que “o Meio Ambiente, é composto por matas, ar, água e animais. Que as pessoas devem reciclar e reutilizar os produtos que podem causar danos aos rios e florestas. A mesma recicla brinquedos, fazendo novos objetos. Entende que as crianças devem estudar muito, e valoriza a importância do meio ambiente, que sem os recursos naturais não haverá vida na Terra. Ressalta as condições climáticas, a poluição, o calor excessivo e que o ser humano deve parar de poluir para conseguir viver. As queimadas matam os animais e seres humanos. Que as crianças devem honrar o país que vivem. Maria, adora artes marciais para se proteger, quer ser veterinária para cuidar de animais de grande porte. Com esta responsabilidade quer auxiliar amigos, o bairro, escola e influenciar as crianças”. Maria, é residente em Cajamar SP, da qual este município, abriga remanescentes da Mata Atlântica, um dos biomas mais importantes do Brasil, com grande diversidade biológica, de fauna e flora, além de importantes APAs (Área de Proteção Ambiental) para preservar os recursos hídricos, importantes ao abastecimento público.


Adolescente: VINICIUS FAJARDO MELO MARTINS NAVARRA FROGERI (17 anos) – Nasceu em 05 de junho (DIA INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE), instituído pela ONU, em 1972, esta data foi escolhida, GLOBALMENTE, por ter sido o dia em que ocorreu a Conferência de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano, para haver conscientização sobre o Meio Ambiente. No Brasil, o Decreto n° 86.028/1981 institui a Semana Nacional do Meio Ambiente. Ele, Vinicius, entende que “o Meio Ambiente é importante para existência humana e de seres vivos. Compreende a necessidade da conservação e preservação do meio ambiente marinho, responsável por grande parte da emissão do oxigênio do PLANETA. Ressalta que o aquecimento global e alterações climáticas estão prejudicando a vida dos Seres Humanos e Seres Vivos, e que a destruição da camada de ozônio através da poluição, prejudica a Terra. Lembra que a Amazônia é muito importante para o Brasil e para o mundo, tendo apreço por um animal em particular, os macacos. Compreende que a Terra é um geóide, ou seja, como descreve a ciência, a forma real da Terra como uma superfície irregular que não é uma esfera perfeita, observando suas irregularidades e variações na gravidade. Vê as “Tecnologias de Comunicações” como um ótimo caminho para Educação Ambiental da população e de interação rápida mundialmente. Para Vinicius, o SOL, serve para iluminar seu dia trazendo boas energias e bem-estar. Ressalta a importância da “proteção dos animais” em qualquer meio, pois estes têm o “DIREITO de VIVER”. Teve contato a primeira vez com o Meio Ambiente, aos 41 dias de vida, em vistoria ambiental com seus genitores, e desde então participando de eventos em vários países. Exímio desenhista desde 02 anos de idade, ganhou concurso do desenho “Passado, Presente e Futuro” (Meio Ambiente) em SP, e foi reconhecido pelo Instituto Diplomazia Europea e Sudamericana (em Roma Itália). Vinicius quer ser Biólogo Marinho e conhecer o Japão. Com esta responsabilidade quer inspirar as gerações de jovens ao engajamento da consciência ambiental e proteção do Planeta.

Vinicius é residente em Santana de Parnaíba, cidade do Estado de São Paulo que guarda muitas peculiaridades da história. Ela foi a capital do Brasil por apenas um dia, durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Reconhecida historicamente, pela partida do Roteiro dos Bandeirantes e por conter vários locais históricos, como casarões séc. XVII-XIX e o Museu Anhanguera, tombados pelo Patrimônio Histórico estadual. No Meio Ambiente, além de uma condição de vida saudável, possui notoriamente uma extensa área verde, com 43% do território coberto por vegetação nativa, incluindo a maior reserva biológica em perímetro urbano do estado de São Paulo, incluindo inúmeras APAs e Mata Atlântica remanescente na região.

Adolescente: ALICE INÁCIO DE OLIVEIRA (14 anos) –  Nasceu em 05 de NOVEMBRO (DIA MUNDIAL DALUTA CONTRA A CAÇA ÀS BALEIAS DE MANEIRA PREDATÓRIA, E O DIA DA CULTURA E DA CIÊNCIA) e o MÊS É TAMBÉM DEDICADO AO RECICLADOR E RECICLAGEM DO LIXO (comemorado em 22.11), importante à consciência global de temas relevantes ao Meio Ambiente Marinho, e também principalmente, para restaurar o reuso dos resíduos, para amenizar o crescente consumo comercial, que se amontoa em lixos, e abordagem histórica de personalidades. Em 05 de novembro, também é marcado por conhecimentos, e por grandes nomes a exemplo de Giovanni Battista Belzoni, explorador italiano e pioneiro da arqueologia, considerado um dos primeiros nomes da Egiptologia, do qual entre suas muitas descobertas, a mais importante e conhecida foi a entrada da pirâmide de Quéfren. Registrando-se também um grande intelectual, Ruy Barbosa, que atuou em defesa da promoção dos direitos e garanti-as individuais. E como falar de Meio Ambiente, sem frisar este DIREITO garantido aos Seres Humanos e Seres Vivos! Ela, Alice, entende, que “o Meio Ambiente é tudo, assim como para o ser humano. Que o meio precisa de limpeza, organização, reciclagem, pois as ações erradas do Ser Humano, podem prejudicar vidas, os animais, as tartarugas, as crianças e adolescentes, causando também Poluição. Compreende que as pessoas fazem todos os dias mal ao Meio Ambiente. Alice é proativa, gosta de ajudar as pessoas, é contra injustiças, contra o bullying, o racismo, sai em defesa dos colegas, mas dentro dos seus limites pessoais.  Espera e deseja para o seu FUTURO, coisas boas, quer crescer na vida, ser uma grande delegada, para fazer justiças, idealiza ter os seus sonhos realizados”. Com esta responsabilidade quer ser exemplo aos colegas e adolescentes. Alice é residente de Barueri – SP, cujo local, tem significativa importância para o Meio Ambiente, com a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo, dentro do domínio da Floresta Ombrófila Densa, do qual tem sua preservação, de fauna e flora, através do Plano Municipal de Mata Atlântica (PMMA).

E diante desta boa energia, dos nossos (as) jovens, com a inauguração deste histórico espaço, para “VOZ ATIVA AMBIENTAL” do PRESENTE E FUTURO, lhes dando as boas-vindas pelo Presidente da Confederação do Elo Social Brasil, Dr. Jomateleno Teixeira, de todas as comissões e especialmente da Superintendência de Meio Ambiente.


 
 
 

Comments


logo_elo_social_confe-01.png

Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

© 2022 - Todos os Direitos Reservados

Brasão Elo Vetor.png
bottom of page